Biomimética: Transformando Drones em Pássaros
- Adauto Costa
- 4 de jul.
- 2 min de leitura
A bioengenharia pode ser utilizada na produção de drones disfarçados de pássaros, com o objetivo de torná-los ainda mais realistas e eficazes em suas funções. Uma abordagem comum é a utilização de técnicas de biomimética, que se baseiam na imitação da natureza para criar soluções tecnológicas.

Nesse caso, pode ser usada para criar drones com características semelhantes às de pássaros, como formato e textura das penas, movimentos de voo, capacidade de planeio e equilíbrio. Essas características podem ser alcançadas por meio de materiais avançados, como polímeros e estruturas mecânicas complexas que imitam os ossos e músculos dos pássaros.
O artigo Bioinspired wing and tail morphing extends drone flight capabilities descreve uma pesquisa na qual foi desenvolvido o drone LisHawk com asas e caudas que podem mudar de forma, imitando as aves. Esse design permitiu que eles tivessem maior eficiência de voo, agilidade e capacidade de voar em ambientes desafiadores, como ventos fortes e espaços confinados.
A pesquisa demonstra como a biomimética pode ser aplicada no desenvolvimento de tecnologias avançadas e mais adaptadas ao meio ambiente, utilizando estratégias da natureza para superar desafios tecnológicos.

As aves, como o gavião-real, enfrentam requisitos aerodinâmicos opostos, durante o voo agressivo em florestas densas e o cruzeiro rápido em terrenos abertos, adaptando suas asas e caudas de acordo.
Desenvolveu-se então um drone inspirado nas aves que utiliza uma estratégia de transformação semelhante e a sinergia das duas superfícies de transformação para melhorar a agilidade, estabilidade, alcance de velocidade de voo e potência necessária do drone em diferentes regimes de voo. Além disso, o estudo lançou luz sobre como as aves usam suas asas e caudas, fornecendo um princípio de design alternativo para drones.

Com este breve texto, podemos ter uma noção do poder que a técnica da biomimética em bioengenharia tem e vem sido utilizada para criar drones com características semelhantes às de pássaros, incluindo formato, textura das penas e movimentos de voo.
Assim, são oferecidas novas possibilidades para o desenvolvimento de equipamentos mais avançados e adaptados ao meio ambiente, utilizando estratégias da natureza para superar desafios tecnológicos.
Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Comentários