top of page

ArcGIS: Encontrando os Pontos MENOS Elevados em um MDT

Atualizado: 3 de out. de 2023

Se você já viu como obter o valor mais elevado de um MDT através do ArcGIS, veja agora como obter o menor valor neste post.


De forma simples, você pode obter as coordenadas do ponto menos elevado em um MDT utilizando o ArcGIS através de duas ferramentas: Raster Calculator e Raster to Point. A primeira ferramenta calculará um novo raster onde somente os pontos desejados estarão com o menor valor do pixel e a segunda ferramenta os converterá em shapefile.


Supondo que seu MDT se chame "mdt.tif", abra a ferramenta Spatial Analyst Tools / Map Algebra / Raster Calculator. Nesta primeira abordagem, coloque no campo Map Algebra Expression a seguinte expressão que utiliza o operador relacional ==:


Con("mdt.tif" == "mdt.tif".minimum, "mdt.tif")

Você também pode usar uma outra abordagem diferente. Utilize:


Con("mdt.tif" == FocalStatistics("mdt.tif", NbrRectangle([width], [height], "CELL"), "MINIMUM"), "mdt.tif")

A ferramenta Focal Statistics executa uma operação de vizinhança que calcula um raster de saída, onde o valor de cada célula de saída é uma função dos valores de todas as células de entrada que estão em uma vizinhança especificada em torno daquele local. Com isso, mais de um local aparecerá com o valores mínimos, porém ficará fácil decidir qual é de fato a mínima elevação na área de estudo. Veja mais sobre Focal Statistics neste link.


Substitua [width] e [height] pelos valores da altura e largura da busca. A saída poderá ser alguns pontos, será fácil decidir qual é o menor.


Escolha o novo raster de saída (por exemplo: "mdt_min.tif") e converta para shapefile através da ferramenta Conversion Tools / From Raster / Raster to Point. Feito isso, um arquivo vetorial contendo os pontos com o menor valor do pixel do MDT estará disponível.


Ferramenta Raster to Point

Acesse o conteúdo Como encontrar Coordenadas do Ponto Menos Elevado em um MDT? e obtenha mais detalhes sobre este estudo.



Gostou da dica? Compartilhe!

bottom of page