Piper Cub J3C-65
- Adauto Costa

- 7 de out.
- 5 min de leitura
Atualizado: 11 de out.
A aeronave Piper Cub J3C-65 é descrita como um ícone da aviação leve, projetado como um avião simples de dois lugares em tandem, ideal para treinamento. Sua origem remonta ao Taylor E-2 Cub de 1930, evoluindo com o modelo J-2 até o consagrado J-3, lançado em 1937 pela Piper Aircraft Corporation, com pintura amarela e o característico raio na fuselagem. Durante a Segunda Guerra Mundial, o J-3 ganhou papel militar sob a designação L-4, usado para observação e ligação, e após o conflito tornou-se símbolo da aviação civil, com mais de 14 mil unidades produzidas até 1947.
O exemplar do Museum of Flight, um J3C-65 de 1946 com motor Continental A-65, teve passagens por clubes aéreos das bases de Dover e Travis, sendo incorporado ao acervo do museu em 1997.

A seguir, apresentamos os principais dados técnicos da aeronave, abrangendo suas dimensões, desempenho, peso e motorização.
Características da Aeronave Piper Cub J3C-65
Os dados a seguir foram obtidos do Manual do Proprietário da Aeronave e AIRCRAFT SPECIFICATION NO. A-691.
DESCRIÇÃO GERAL
TIPO: Monoplano para 2 lugares, em tandem (um atrás do outro), fechado, para operação em terra ou mar.
INSTALAÇÃO DO MOTOR: Motor único no nariz da fuselagem; Motor Continental A-65-8, com ignição dupla não blindada, instalado como padrão.
ASA: Reforçada por estais, com duas longarinas, revestida em tecido, com perfil aerodinâmico USA 35-B.
FUSELAGEM: Tubos de aço soldados, revestidos em tecido. Porta localizada no lado direito do cockpit.
TREM DE POUSO: O trem principal é do tipo eixo dividido, com amortecimento por cordões de borracha. Pneus de baixa pressão 8.00 x 4 e freios hidráulicos controlados individualmente são instalados como equipamento padrão. Uma roda de cauda direcionável, com pneu sólido de borracha 2.00 x 6, também é instalada como padrão. A estrutura da mola de cauda é composta por 3 lâminas de aço mola conformadas.
SISTEMAS DE CONTROLE: Dois manches e dois pedais de leme (controles duplos). Ligações por cabos entre as superfícies de controle e o cockpit. Controle do aquecedor da cabine no painel. Acelerador, válvula de corte de combustível e controle do estabilizador localizados no lado esquerdo do cockpit. Interruptor de ignição no lado esquerdo do teto. Controle do aquecedor do carburador no lado direito do cockpit.


Wing Tip Bow — Arco da ponta da asa
Front Wing Spar — Longarina dianteira da asa
Wing Rib — Nervura da asa
Wing Nose Rib — Nervura de bordo de ataque da asa
Leading Edge Cover — Revestimento do bordo de ataque
Jury Struts — Estais intermediários (entre o suporte principal da asa e o trem)
Throttle — Acelerador
Ignition Switch — Chave de ignição
Fuel Tank — Tanque de combustível
Fuel Gauge — Indicador de combustível
Engine — Motor
Propeller Hub — Cubo da hélice
Propeller — Hélice
Front Rudder Pedal — Pedal de leme dianteiro
Stabilizer Adjustment Crank — Manivela de ajuste do estabilizador
Front Control Stick — Manche dianteiro
Landing Gear Shock Struts — Amortecedores do trem de pouso
Rear Rudder Pedal — Pedal de leme traseiro
Wheel and Tire — Roda e pneu
Rear Control Stick — Manche traseiro
Wing Lift Struts — Estais de sustentação da asa
Rudder Control Cable — Cabo de controle do leme
Tail Wheel — Roda de cauda
Elevator — Profundor
Stabilizer — Estabilizador
Fin — Deriva (estabilizador vertical)
Rudder — Leme de direção
Aileron Control Cable — Cabo de controle do aileron
Aileron — Aileron
Rear Wing Spar — Longarina traseira da asa
DIMENSÕES
Envergadura: 35 pés 2½ polegadas → 10,73 m
Largura do Trem de Pouso: 71 in → 1,80 m
Massa máxima: entre 1100 lb → 499 kg e 1220 lb → 553 kg
Corda da asa: 5 pés 3 polegadas → 1,60 m
Área da asa (incluindo ailerons): 178,5 pés² → 16,59 m²
Incidência da asa (na raiz): 2°
Comprimento total (com motor): 22 pés 4½ polegadas → 6,82 m
Largura do assento dianteiro: 14 polegadas → 0,36 m
Altura acima do piso (assento dianteiro): 8½ polegadas → 0,22 m
Altura do encosto (assento dianteiro): 21 polegadas → 0,53 m
Largura do assento traseiro: 24 polegadas → 0,61 m
Altura acima do piso (assento traseiro): 8 polegadas → 0,20 m
Altura do encosto (assento traseiro): 18½ polegadas → 0,47 m
Distância do encosto ao manche:
Dianteiro: 16½ polegadas → 0,42 m
Traseiro: 15 polegadas → 0,38 m
Altura do punho do manche acima do piso:
Dianteiro: 22 polegadas → 0,56 m
Traseiro: 22 polegadas → 0,56 m
Distância do encosto aos pedais do leme:
Dianteiro: 34 polegadas → 0,86 m
Traseiro: 36 polegadas → 0,91 m
Largura do compartimento de bagagem: 25 polegadas → 0,64 m
Profundidade (altura) do compartimento: 13 polegadas → 0,33 m
Comprimento (de frente a trás): 11 polegadas → 0,28 m
Capacidade de carga: 20 libras → 9,07 kg
Largura do corta-fogo: 21⅞ polegadas → 0,56 m
Altura (profundidade) do corta-fogo: 28⅞ polegadas → 0,73 m
Largura do painel de instrumentos: 26 pol → 0,66 m
Área do estabilizador (ambos os lados): 15,1 ft² → 1,40 m²
Área do profundor (ambos os lados): 11,7 ft² → 1,09 m²
Envergadura total do estabilizador: 9 ft 6 in → 2,90 m
Área da deriva (leme fixo): 4,7 ft² → 0,44 m²
Área do leme móvel: 6,55 ft² → 0,61 m²
Altura do leme: 4 ft 5 ⅞ in → 1,37 m
Corda do aileron: 13 ¼ in → 0,34 m
Envergadura do aileron: 8 ft 6 ⅛ in → 2,59 m
Área de cada aileron: 9,6 ft² → 0,89 m²
Tamanho do pneu principal: 8.00 × 4 (≈ 203 mm × 102 mm)
Pressão do pneu: 15 lb/pol² → 103 kPa (aprox. 1,0 bar)
Bordo de ataque da asa até o eixo principal: 2 ½ in → 0,064 m
Eixo principal até o poste de cauda: 15 ft 7 ½ in → 4,76 m
Tamanho da roda de cauda: 2.00 × 6 (≈ 51 mm × 152 mm)
Altura total da aeronave: 6 ft 8 in → 2,03 m
DISTÂNCIAS OPERACIONAIS, VELOCIDADES DE ESTOL E CRUZAMENTO DE CABECEIRA
As distâncias operacionais da aeronave são as seguintes: a distância de decolagem (takeoff distance) é de aproximadamente 370 pés (113 metros), o comprimento de campo equilibrado é de 730 pés (223 metros) e a distância de aterrissagem (landing distance) é de cerca de 290 pés (88 metros).
A seguir temos a tabela de velocidades de estol em curvas coordenadas (banked turns):
Inclinação (°) | Aumento (%) | mph | km/h | kt |
|---|---|---|---|---|
0° | 0.0 % | 38.0 | 61.2 | 33.0 |
10° | 0.5 % | 38.2 | 61.5 | 33.2 |
20° | 3.0 % | 39.2 | 63.1 | 34.1 |
30° | 7.0 % | 40.7 | 65.5 | 35.4 |
40° | 14.4 % | 43.5 | 70.0 | 37.8 |
50° | 25.0 % | 47.5 | 76.4 | 41.3 |
60° | 41.4 % | 53.7 | 86.4 | 46.7 |
70° | 71.0 % | 65.0 | 104.6 | 56.5 |
80° | 140.0 %* | 91.2 | 146.8 | 79.3 |
*No manual consta erroneamente 240%.
Considerando que a velocidade de cruzamento de cabeceira é 1.3x a velocidade de estol em voo nivelado (ICA 11-408 Tabela 4.2), obtemos os valores abaixo para esta medida:
mph | km/h | kt |
|---|---|---|
49.40 | 79.51 | 42.93 |
Mais Informações
Essas informações permitem compreender por que o Piper Cub se tornou um marco na aviação leve, destacando-se pela sua importância em treinamentos, missões militares e operações civis. Para saber mais detalhes sobre o modelo, consulte o Manual do Proprietário da Aeronave e a Especificação de Aeronave nº A-691 (Aircraft Specification No. A-691).
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