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Piper Cub J3C-65

Atualizado: 11 de out.

A aeronave Piper Cub J3C-65 é descrita como um ícone da aviação leve, projetado como um avião simples de dois lugares em tandem, ideal para treinamento. Sua origem remonta ao Taylor E-2 Cub de 1930, evoluindo com o modelo J-2 até o consagrado J-3, lançado em 1937 pela Piper Aircraft Corporation, com pintura amarela e o característico raio na fuselagem. Durante a Segunda Guerra Mundial, o J-3 ganhou papel militar sob a designação L-4, usado para observação e ligação, e após o conflito tornou-se símbolo da aviação civil, com mais de 14 mil unidades produzidas até 1947.


O exemplar do Museum of Flight, um J3C-65 de 1946 com motor Continental A-65, teve passagens por clubes aéreos das bases de Dover e Travis, sendo incorporado ao acervo do museu em 1997.


A seguir, apresentamos os principais dados técnicos da aeronave, abrangendo suas dimensões, desempenho, peso e motorização.


Características da Aeronave Piper Cub J3C-65



DESCRIÇÃO GERAL


  • TIPO: Monoplano para 2 lugares, em tandem (um atrás do outro), fechado, para operação em terra ou mar.

  • INSTALAÇÃO DO MOTOR: Motor único no nariz da fuselagem; Motor Continental A-65-8, com ignição dupla não blindada, instalado como padrão.

  • ASA: Reforçada por estais, com duas longarinas, revestida em tecido, com perfil aerodinâmico USA 35-B.

  • FUSELAGEM: Tubos de aço soldados, revestidos em tecido. Porta localizada no lado direito do cockpit.

  • TREM DE POUSO: O trem principal é do tipo eixo dividido, com amortecimento por cordões de borracha. Pneus de baixa pressão 8.00 x 4 e freios hidráulicos controlados individualmente são instalados como equipamento padrão. Uma roda de cauda direcionável, com pneu sólido de borracha 2.00 x 6, também é instalada como padrão. A estrutura da mola de cauda é composta por 3 lâminas de aço mola conformadas.

  • SISTEMAS DE CONTROLE: Dois manches e dois pedais de leme (controles duplos). Ligações por cabos entre as superfícies de controle e o cockpit. Controle do aquecedor da cabine no painel. Acelerador, válvula de corte de combustível e controle do estabilizador localizados no lado esquerdo do cockpit. Interruptor de ignição no lado esquerdo do teto. Controle do aquecedor do carburador no lado direito do cockpit.


Partes do Piper Cub J3C-65.
Partes do Piper Cub J3C-65.
Identificação das partes do Piper Cub J3C-65.
Identificação das partes do Piper Cub J3C-65.
  1. Wing Tip Bow — Arco da ponta da asa

  2. Front Wing Spar — Longarina dianteira da asa

  3. Wing Rib — Nervura da asa

  4. Wing Nose Rib — Nervura de bordo de ataque da asa

  5. Leading Edge Cover — Revestimento do bordo de ataque

  6. Jury Struts — Estais intermediários (entre o suporte principal da asa e o trem)

  7. Throttle — Acelerador

  8. Ignition Switch — Chave de ignição

  9. Fuel Tank — Tanque de combustível

  10. Fuel Gauge — Indicador de combustível

  11. Engine — Motor

  12. Propeller Hub — Cubo da hélice

  13. Propeller — Hélice

  14. Front Rudder Pedal — Pedal de leme dianteiro

  15. Stabilizer Adjustment Crank — Manivela de ajuste do estabilizador

  16. Front Control Stick — Manche dianteiro

  17. Landing Gear Shock Struts — Amortecedores do trem de pouso

  18. Rear Rudder Pedal — Pedal de leme traseiro

  19. Wheel and Tire — Roda e pneu

  20. Rear Control Stick — Manche traseiro

  21. Wing Lift Struts — Estais de sustentação da asa

  22. Rudder Control Cable — Cabo de controle do leme

  23. Tail Wheel — Roda de cauda

  24. Elevator — Profundor

  25. Stabilizer — Estabilizador

  26. Fin — Deriva (estabilizador vertical)

  27. Rudder — Leme de direção

  28. Aileron Control Cable — Cabo de controle do aileron

  29. Aileron — Aileron

  30. Rear Wing Spar — Longarina traseira da asa


DIMENSÕES


  • Envergadura: 35 pés 2½ polegadas → 10,73 m

  • Largura do Trem de Pouso: 71 in → 1,80 m

  • Massa máxima: entre 1100 lb → 499 kg e 1220 lb → 553 kg


  • Corda da asa: 5 pés 3 polegadas → 1,60 m

  • Área da asa (incluindo ailerons): 178,5 pés² → 16,59 m²

  • Incidência da asa (na raiz): 2°

  • Comprimento total (com motor): 22 pés 4½ polegadas → 6,82 m

  • Largura do assento dianteiro: 14 polegadas → 0,36 m

  • Altura acima do piso (assento dianteiro): 8½ polegadas → 0,22 m

  • Altura do encosto (assento dianteiro): 21 polegadas → 0,53 m

  • Largura do assento traseiro: 24 polegadas → 0,61 m

  • Altura acima do piso (assento traseiro): 8 polegadas → 0,20 m

  • Altura do encosto (assento traseiro): 18½ polegadas → 0,47 m

  • Distância do encosto ao manche:

    • Dianteiro: 16½ polegadas → 0,42 m

    • Traseiro: 15 polegadas → 0,38 m

  • Altura do punho do manche acima do piso:

    • Dianteiro: 22 polegadas → 0,56 m

    • Traseiro: 22 polegadas → 0,56 m

  • Distância do encosto aos pedais do leme:

    • Dianteiro: 34 polegadas → 0,86 m

    • Traseiro: 36 polegadas → 0,91 m

  • Largura do compartimento de bagagem: 25 polegadas → 0,64 m

    • Profundidade (altura) do compartimento: 13 polegadas → 0,33 m

    • Comprimento (de frente a trás): 11 polegadas → 0,28 m

  • Capacidade de carga: 20 libras → 9,07 kg

    • Largura do corta-fogo: 21⅞ polegadas → 0,56 m

    • Altura (profundidade) do corta-fogo: 28⅞ polegadas → 0,73 m

  • Largura do painel de instrumentos: 26 pol → 0,66 m

  • Área do estabilizador (ambos os lados): 15,1 ft² → 1,40 m²

  • Área do profundor (ambos os lados): 11,7 ft² → 1,09 m²

  • Envergadura total do estabilizador: 9 ft 6 in → 2,90 m

  • Área da deriva (leme fixo): 4,7 ft² → 0,44 m²

  • Área do leme móvel: 6,55 ft² → 0,61 m²

  • Altura do leme: 4 ft 5 ⅞ in → 1,37 m

  • Corda do aileron: 13 ¼ in → 0,34 m

  • Envergadura do aileron: 8 ft 6 ⅛ in → 2,59 m

  • Área de cada aileron: 9,6 ft² → 0,89 m²

  • Tamanho do pneu principal: 8.00 × 4 (≈ 203 mm × 102 mm)

  • Pressão do pneu: 15 lb/pol² → 103 kPa (aprox. 1,0 bar)

  • Bordo de ataque da asa até o eixo principal: 2 ½ in → 0,064 m

  • Eixo principal até o poste de cauda: 15 ft 7 ½ in → 4,76 m

  • Tamanho da roda de cauda: 2.00 × 6 (≈ 51 mm × 152 mm)

  • Altura total da aeronave: 6 ft 8 in → 2,03 m


DISTÂNCIAS OPERACIONAIS, VELOCIDADES DE ESTOL E CRUZAMENTO DE CABECEIRA


As distâncias operacionais da aeronave são as seguintes: a distância de decolagem (takeoff distance) é de aproximadamente 370 pés (113 metros), o comprimento de campo equilibrado é de 730 pés (223 metros) e a distância de aterrissagem (landing distance) é de cerca de 290 pés (88 metros).


A seguir temos a tabela de velocidades de estol em curvas coordenadas (banked turns):

Inclinação (°)

Aumento (%)

mph

km/h

kt

0.0 %

38.0

61.2

33.0

10°

0.5 %

38.2

61.5

33.2

20°

3.0 %

39.2

63.1

34.1

30°

7.0 %

40.7

65.5

35.4

40°

14.4 %

43.5

70.0

37.8

50°

25.0 %

47.5

76.4

41.3

60°

41.4 %

53.7

86.4

46.7

70°

71.0 %

65.0

104.6

56.5

80°

140.0 %*

91.2

146.8

79.3

*No manual consta erroneamente 240%.


Considerando que a velocidade de cruzamento de cabeceira é 1.3x a velocidade de estol em voo nivelado (ICA 11-408 Tabela 4.2), obtemos os valores abaixo para esta medida:

mph

km/h

kt

49.40

79.51

42.93

Mais Informações


Essas informações permitem compreender por que o Piper Cub se tornou um marco na aviação leve, destacando-se pela sua importância em treinamentos, missões militares e operações civis. Para saber mais detalhes sobre o modelo, consulte o Manual do Proprietário da Aeronave e a Especificação de Aeronave nº A-691 (Aircraft Specification No. A-691).


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