Sistema de Tiles Web Mercator
- Adauto Costa
- há 7 dias
- 1 min de leitura
A Terra é mapeada em uma grade de tiles (normalmente 256×256 pixels por tile renderizado, mas vetorialmente é normal usar extent = 4096).
Em zoom z, a projeção Web Mercator divide o mundo em 2ᶻ × 2ᶻ tiles.
Cada tile tem um índice (x_tile, y_tile).
Tile (0,0) está no canto superior esquerdo do mundo no grid XYZ.
Cada tile MVT usa um grid local de 0 até extent. Por padrão:
extent = 4096
Isso quer dizer:
(0,0) é o canto superior esquerdo do tile.
(extent, extent) é o inferior direito.
Na especificação MVT, o eixo Y cresce para baixo. Para converter para a projeção Web Mercator, é necessário inverter o Y local:
Cada tile ocupa um quadrado em coordenadas globais normalizadas entre [0,1]:
O termo 2ᶻ é o número de tiles por lado no mundo nesse zoom.
xtile e ytile localizam o tile dentro do grid.
px/extent e pyflipped/extent localizam o ponto dentro do tile.
Calculando Longitude e Latitude
Longitude é linear e direta:
Latitude em Web Mercator não é linear. Precisa converter Y normalizado para Mercator Y e depois para latitude geográfica:
Essa é a regra matemática que permite transformar coordenadas locais do tile (em pixels MVT) em latitude e longitude geográficas (WGS84).
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