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Aeródromo Belo Jardim - Olegário Franklin Cordeiro

O Aeródromo Belo Jardim – Olegário Franklin Cordeiro, situado em Pernambuco, encontra-se atualmente interditado, impossibilitado de receber voos civis, sejam regulares ou privados. Para sua reativação, é necessário cumprir duas etapas fundamentais: a inscrição junto ao DECEA e o posterior cadastramento na ANAC, etapa que viabiliza também a abertura oficial do tráfego aéreo.


Inscrição no DECEA (Apresentação do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo - PBZPA)


O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) é a organização responsável pelo controle do espaço aéreo brasileiro, provedora dos serviços de navegação aérea que viabilizam os voos e a ordenação dos fluxos de tráfego aéreo no País.


A submissão de informações detalhadas sobre as características físicas e operacionais do aeródromo — como dimensões da pista, sinalização, auxílios à navegação e demais dados técnicos — é realizada inicialmente por meio do sistema SysAGA, com foco na elaboração e envio do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA). Esse plano define os parâmetros de segurança aérea relacionados ao entorno do aeródromo, servindo de base para avaliação do DECEA quanto à viabilidade operacional da área.


A Ad33 Geo, em parceria com a Aero Consultoria LTDA, ficou encarregada da análise geoespacial tridimensional, que avalia a interação entre essas superfícies de proteção e os elementos topográficos existentes. A partir dessa análise, foram determinadas a nova extensão legal da pista e a forma como os obstáculos naturais e artificiais se relacionam com os limites estabelecidos para garantir a segurança das operações aéreas.


Tramitação Inicial e Apoio Político


As tratativas para a reativação do Aeródromo Belo Jardim – Olegário Franklin Cordeiro estão em andamento e vêm sendo conduzidas de forma articulada entre diferentes esferas institucionais. Destacam-se, nesse processo, o gabinete do Deputado Federal Mendonça Filho e o gabinete da Prefeitura de Belo Jardim, que tem prestado apoio político e institucional à causa, e ao 3º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III) e Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (SEMOBI), responsável por viabilizar os trâmites técnicos e administrativos em âmbito estadual.


Entrega preliminar do PBZPA para apreciação do Deputado Mendonça Filho (ao centro), realizada em maio de 2024. Na imagem, da esquerda para a direita: Luiz Mendes, Adauto Costa (ao lado de Luiz Mendes) e Rhafanny Vasconcelos (último à direita).
Entrega preliminar do PBZPA para apreciação do Deputado Mendonça Filho (ao centro), realizada em maio de 2024. Na imagem, da esquerda para a direita: Luiz Mendes, Adauto Costa (ao lado de Luiz Mendes) e Rhafanny Vasconcelos (último à direita).

Essa interlocução tem sido fundamental para garantir o alinhamento entre as exigências dos órgãos reguladores e as ações governamentais necessárias à reestruturação do aeródromo. Por meio desse diálogo contínuo, busca-se consolidar o PBZPA, assegurar os recursos e apoios indispensáveis à reativação da infraestrutura, e, sobretudo, reafirmar o papel estratégico do aeródromo para o desenvolvimento regional e a integração logística de Pernambuco.

Apresentação final do PBZPA ao Deputado Mendonça Filho (ao centro), com vistas à apreciação por parte do DECEA. Na foto estão também Adauto Costa (Fundador da Ad33 Geo, à esquerda) e Geraldo Filho (CEO da Aero Consultoria LTDA à direita).
Apresentação final do PBZPA ao Deputado Mendonça Filho (ao centro), com vistas à apreciação por parte do DECEA. Na foto estão também Adauto Costa (Fundador da Ad33 Geo, à esquerda) e Geraldo Filho (CEO da Aero Consultoria LTDA à direita).

Cadastro na ANAC


O Cadastro de Aeródromos é a base oficial que reúne informações sobre a infraestrutura dos aeródromos civis de uso público e privativo no Brasil. Essa base é mantida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e tem como finalidade regulamentar e divulgar dados essenciais à segurança e à operação do tráfego aéreo.


Além das tratativas com o gabinete do Deputado Federal Mendonça Filho e com a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (SEMOBI), já foram realizadas reuniões técnicas com o CINDACTA III e a própria ANAC, representado por Eduardo Henn Bernardi

Gerente de Certificação e Segurança Operacional, fortalecendo o alinhamento com os órgãos reguladores e assegurando a condução adequada das etapas necessárias à reativação e certificação do aeródromo.


O Aeródromo Belo Jardim – Olegário Franklin Cordeiro, localizado em Pernambuco, encontra-se atualmente interditado, impedido de operar voos civis regulares ou privados. Essa condição decorre, em grande parte, da ausência de regularização junto aos órgãos competentes, como o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).    Para que o aeródromo possa retomar suas operações, é imprescindível seguir um processo de reativação que envolve duas etapas principais: a inscrição no DECEA e o cadastramento na ANAC, que promoverá então a abertura de tráfego aéreo.    Inscrição no DECEA (Apresentação do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo - PBZPA)    O primeiro passo é a inscrição do aeródromo no DECEA, órgão responsável pelo controle do espaço aéreo brasileiro. Essa etapa envolve a submissão de informações detalhadas sobre as características físicas e operacionais do aeródromo, incluindo dados sobre pistas, sinalização, auxílios à navegação e planos de proteção ao voo. O objetivo é garantir que o aeródromo esteja em conformidade com as normas de segurança e que sua operação não interfira negativamente no espaço aéreo controlado.    A Ad33 Geo, em parceria com a Aero Consultoria LTDA, é responsável pela análise geoespacial tridimensional que envolve o confronto entre as Superfícies Limitadoras de Obstáculos (OLS) e os objetos topográficos que podem comprometer a segurança das operações aéreas, denominados Objetos Projetados no Espaço Aéreo (OPEAs).    As tratativas estão sendo realizadas junto ao gabinete do Deputado Federal Mendonça Filho e a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (SEMOBI).        Entrega preliminar do PBZPA para apreciação do Deputado Mendonça Filho ocorrido em Maio de 2024.      Reunião online em Julho de 2024 com a ANAC.      Apresentação definitiva do PBZPA ao Deputado Mendonça Filho para apreciação do DECEA.
Reunião online em julho de 2024 do Fundador da Ad33 Geo, Adauto Costa, com Deputado Mendonça Filho, representantes da ANAC e da SEMOBI.

Para o Aeródromo Belo Jardim – Olegário Franklin Cordeiro, este processo viabilizará seu registro formal, possibilitando a abertura ao tráfego aéreo e a divulgação de suas características físicas e operacionais nas publicações aeronáuticas oficiais.


Essa etapa depende da aprovação do PBZPA, e atualizaremos o leitor assim que houver novos avanços no processo.


Parceria Ad33 Geo e AERO Consultoria LTDA


A parceria entre a Ad33 Geo e a AERO Consultoria LTDA une competências técnicas especializadas nas áreas de cartografia, geotecnologia e certificação aeronáutica. Enquanto a AERO atua diretamente com os trâmites regulatórios junto ao DECEA e à ANAC, a Ad33 Geo é responsável pelas análises geoespaciais tridimensionais, especialmente no que se refere à avaliação das Superfícies Limitadoras de Obstáculos (OLS) e à identificação de Objetos Projetados no Espaço Aéreo (OPEAs).


Essa colaboração estratégica tem como objetivo garantir que aeródromos e helipontos atendam aos requisitos técnicos e legais exigidos para operação segura, contribuindo diretamente para o desenvolvimento da aviação regional e para a regularização de infraestruturas aeroportuárias em todo o país.


Confira os trabalhos da AERO Consultoria LTDA clicando neste link.


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