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Cálculo da Numeração das Cabeceiras de Pistas de Pouso e Decolagem

Atualizado: 2 de jun.

Uma pista de pouso e decolagem é uma área retangular definida, em um aeródromo terrestre, para o pouso e decolagem de aeronaves. As cabeceiras das pistas são identificadas por dois algarismos, que indicam o seu alinhamento em relação ao norte magnético. Como obter estes números?


Cabeceira 36 do Aeródromo Coroa do Avião, Igarassu, PE.
Cabeceira 36 do Aeródromo Coroa do Avião, Igarassu, PE.

Alinhamento da Pista


O azimute, na cartografia e na geodésia, é definido como o ângulo medido no sentido horário a partir do norte geográfico até a linha que liga um ponto de origem a um ponto de destino. Essa medida varia de 0° a 360°, sendo, por exemplo, 90° a direção leste. É amplamente utilizado em navegação terrestre, levantamentos topográficos, geoprocessamento e cálculos geodésicos.


Na aeronáutica, utiliza-se o conceito de rumo para indicar a direção para a qual o nariz da aeronave está apontando, considerando o norte como referência. Esse rumo pode ser verdadeiro, quando relacionado ao norte geográfico, ou magnético, quando relacionado ao norte magnético. Assim como o azimute, o rumo também varia de 0° a 360°, sendo 0° ou 360° o norte, 90° o leste, 180° o sul e 270° o oeste. O rumo é fundamental na navegação aérea, no planejamento de voo e na operação dos instrumentos da aeronave.


Toda pista de pouso e decolagem possui um alinhamento definido. Na terminologia aeronáutica, esse alinhamento é chamado de rumo verdadeiro da pista, que representa o ângulo entre o norte geográfico e o eixo longitudinal da pista, medido no sentido horário.


Do ponto de vista da engenharia cartográfica, essa mesma medida é conhecida como azimute verdadeiro da pista. Ou seja, quando um engenheiro cartógrafo determina o alinhamento de uma pista, ele está atribuindo a ela um azimute verdadeiro, que corresponde exatamente ao rumo verdadeiro utilizado pelos pilotos e controladores de tráfego aéreo.


Observe que este azimute calculado deve ser o azimute geodésico, ou seja, o ângulo medido sobre a superfície do elipsóide de referência, levando em consideração a curvatura da Terra. No entanto, em situações onde as distâncias envolvidas são curtas — como no caso do alinhamento de pistas de aeródromos — é comum utilizarmos o azimute plano, calculado em um sistema de coordenadas planas (como UTM), sem perda significativa de precisão.


Declinação Magnética


Antes de obter a numeração das cabeceiras, é necessário determinar a Declinação Magnética no centro da pista, mais precisamente no ARP (Aerodrome Reference Point), que é o ponto de referência oficial do aeródromo. A declinação magnética representa a diferença angular entre o norte geográfico (verdadeiro) e o norte magnético, variando conforme a localização geográfica e mudando com o tempo devido ao movimento do campo magnético da Terra.


Centro da pista do Aeródromo Público de Bonito, no município de Bonito MS.
Centro da pista do Aeródromo Público de Bonito, no município de Bonito MS.

Uma maneira prática e confiável de obter esse valor é utilizando a ferramenta online do NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) chamada Magnetic Declination Estimated Value. Ao fornecer as coordenadas geográficas do ARP e a data de interesse, o sistema retorna a declinação magnética estimada para aquele ponto, com base no modelo geomagnético atual. Essa estimativa é bastante precisa e amplamente aceita para aplicações aeronáuticas e cartográficas. Vamos chamar essa declinação de D.


Resultado em PDF do cálculo de D usado pelo NOAA.
Resultado em PDF do cálculo de D usado pelo NOAA.

Calculando o Rumo Magnético


Veja neste exemplo prático como obter o Rumo Magnético de uma pista de pouso.


Primeiro desenhamos a pista a partir das coordenadas das cabeceiras. Estamos trabalhando com coordenadas planas, no caso UTM.


Cabeceiras de uma pista de pouso.
Cabeceiras de uma pista de pouso.

Feito isso, o norte verdadeiro pode ser simplificado como uma linha ortogonal apontando sempre para cima.

Representação do Norte verdadeiro em cada cabeceira.
Representação do Norte verdadeiro em cada cabeceira.

Calculamos agora o valor do Rumo Verdadeiro (Rv) para cada cabeceira. Observe que ele é calculado no sentido horário do alinhamento.


A declinação magnética estimada (D) para o ponto central da pista (ARP) foi de –21,63° para este exemplo. Esse valor indica que o norte magnético está deslocado 21.63 graus a oeste do norte verdadeiro, o que caracteriza uma declinação negativa.


Com a declinação magnética conhecida (D), é possível calcular o Rumo Magnético da pista (Rm) a partir do Rumo Verdadeiro (Rv) utilizando a fórmula:


Rm = Rv – D


Nv e Nm são os nortes verdadeiros e magnéticos, respectivamente. D é a declinação magnética e Rm o rumo magnético.
Nv e Nm são os nortes verdadeiros e magnéticos, respectivamente. D é a declinação magnética e Rm o rumo magnético.

Obtemos então o rumo magnético de 109.514° para a cabeceira 1 e 289.514° para a cabeceira 2.


Numeração das Cabeceiras


Por fim, para obter as numerações de cada cabeceira:


  1. Pegue o rumo magnético (em graus decimais).

  2. Divida por 10.

  3. Arredonde o resultado para o número inteiro mais próximo.

  4. O número final será a designação da cabeceira, entre 01 e 36.


Fazendo isso para o exemplo mostrado:


  • Cabeceira 1:

    • Rm = 109.514°

    • 109.514 ÷ 10 = 10.9514 → arredondado para 11

    • Numeração = 11


  • Cabeceira 2:

    • Rm = 289.514°

    • 289.514 ÷ 10 = 28.9514 → arredondado para 29

    • Numeração = 29


Resultado: Cabeceiras 11 e 29


Vamos mostrar mais 2 exemplos:


Rumos magnéticos: 108.214° e 288.214°

  • Cabeceira 1:

    • Rm = 108.214°

    • 108.214 ÷ 10 = 10.8214 → arredondado para 11

    • Numeração = 11


  • Cabeceira 2:

    • Rm = 288,214°

    • 288.214 ÷ 10 = 28.8214 → arredondado para 29

    • Numeração = 29


Resultado: Cabeceiras 11 e 29


Rumos magnéticos: 104.499° e 284.499°

  • Cabeceira 1:

    • Rm = 104.499°

    • 104.499 ÷ 10 = 10.4499 → arredondado para 10

    • Numeração = 10


  • Cabeceira 2:

    • Rm = 284.499°

    • 284.499 ÷ 10 = 28.4499 → arredondado para 28

    • Numeração = 28


Resultado: Cabeceiras 10 e 28


A numeração das cabeceiras é diretamente influenciada pelo rumo magnético, obtido a partir do alinhamento da pista corrigido pela declinação magnética local. Mesmo variações decimais pequenas podem alterar a designação, tornando essencial a aplicação correta da regra de arredondamento conforme as normas internacionais.


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