Ocorrências do Falcão-Peregrino no Brasil
- Adauto Costa

- 8 de jul.
- 2 min de leitura
O falcão-peregrino (Falco peregrinus) é uma ave de rapina encontrada em todo o mundo, exceto nas regiões polares. É considerado o animal mais rápido do planeta, sendo capaz de atingir velocidades superiores a 300 km/h em um mergulho em busca de presas.
As aves são elegantes, com asas longas e pontiagudas e uma plumagem que varia de cinza-azulado a marrom-avermelhado, dependendo da subespécie e da idade do animal. Eles têm olhos grandes e afiados e garras poderosas para capturar suas presas, que incluem principalmente outras aves, como pombos, gaivotas e patos. Embora seja uma das aves com maiores áreas de ocorrência, algumas populações foram quase extintas devido a alta sensibilidade e dependência de diferentes ambientes em suas migrações.

Para montar um banco de dados com 2860 registros de ocorrências da ave, no período de 1967 a 2023, foram obtidos dados georreferenciados de três fontes: eBird, e dos artigos Recuperações no Brasil de Falcões-peregrinos (Falco peregrinus) anilhados na América do Norte entre 1967 e 2001 e Ocorrências e hábitos alimentares do falcão-peregrino Falco peregrinus no Estado de Pernambuco, Brasil.
À primeira fonte de dados utilizada, o eBird, foi solicitado acesso à Série de dados básica, onde pode ser feito o download dos dados RAW da ave. A segunda fonte de dados trata de um artigo submetido ao ICMBio e mostra a análise dos dados de marcação e recuperação entre 1967 e 2001 de 59 indivíduos da espécie, disponibilizados pelo CEMAVE e pelo Bird Banding Laboratory (EUA). Já na terceira fonte trata-se de uma publicação feita à Revista Brasileira de Ornintologia onde foram obtidas informações, por diversos autores, da ocorrência e hábitos alimentares das aves entre os anos de 1975 a 2006. Nas duas primeiras fontes são fornecidas coordenadas latitude e longitude e na última foram obtidas de forma indireta, utilizando a localização aproximada.
No total foram contadas 2995 observações do pássaro no período cuja distribuição segue o padrão mostrado no mapa abaixo:

Alguns estados apresentam uma contagem significativamente maior do que outros, o que sugere que a presença dessa espécie pode estar relacionada a fatores ambientais e geográficos específicos de cada região. Além disso, é possível que a contagem de falcões-peregrinos tenha variado ao longo do tempo devido a mudanças nas condições ambientais e na disponibilidade de presas.


Além dos fatores ambientais e geográficos, outros fatores que podem influenciar a distribuição e contagem de falcões-peregrinos no Brasil são as mudanças climáticas e ações humanas como a caça e a captura das aves para uso em falcoaria ou outras atividades que pode afetar a população dessa espécie.
Estudar em detalhes os fatores que influenciam a distribuição e a contagem dessas aves no Brasil é fundamental para compreender as variações observadas nos mapas apresentados. Além disso, analisar artigos mais recentes pode fornecer mais pontos de ocorrência e contribuir para a contagem da população de falcões-peregrinos no país.
Gostou do conteúdo? Compartilhe!





























Comentários