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Usando UCS no AutoCAD

O Sistema de Coordenadas do Usuário (UCS - User Coordinate System) é uma das ferramentas mais importantes para quem trabalha com AutoCAD. Ele permite redefinir o ponto de origem e a orientação dos eixos X, Y e Z dentro do desenho, adaptando o ambiente às necessidades de cada tarefa.


Sistemas de Coordenadas


No AutoCAD, o sistema de coordenadas de referência padrão é o WCS (World Coordinate System), que corresponde a um sistema fixo e absoluto de eixos cartesianos tridimensionais. Nesse sistema, o eixo X e o eixo Y definem o plano horizontal global, enquanto o eixo Z define a direção vertical. Quando o WCS é utilizado em conjunto com um Sistema de Coordenadas Planorretangular, como o UTM (Universal Transversa de Mercator), a orientação dos eixos X e Y mantém correspondência direta com a malha do sistema cartográfico: o eixo X (Este) alinhado ao incremento de coordenadas Leste-Oeste, e o eixo Y (Norte) alinhado ao incremento de coordenadas Norte-Sul. Dessa forma, o WCS assume uma relação rígida com a projeção cartográfica adotada, servindo como base absoluta sobre a qual podem ser definidos e manipulados diferentes UCS (User Coordinate Systems).


World Coordinate System (WCS). Observe que os eixos X e Y estão alinhados à malha do sistema de coordenadas planorretangular, representando, respectivamente, a direção Leste (Este) e Norte. O WCS constitui o sistema global e fixo do AutoCAD, servindo como referência absoluta para qualquer redefinição posterior do User Coordinate System (UCS).
World Coordinate System (WCS). Observe que os eixos X e Y estão alinhados à malha do sistema de coordenadas planorretangular, representando, respectivamente, a direção Leste (Este) e Norte.

Já o UCS (User Coordinate System) é um sistema flexível, criado pelo usuário, que possibilita rotacionar, mover e redefinir os eixos de acordo com o objeto ou plano em que se deseja trabalhar.


O UCS facilita o desenho em situações de projetos de pistas de aeródromos, por exemplo, em que o eixo da pista não está alinhado com os eixos cartesianos padrão do AutoCAD. Imagine, por exemplo, uma pista implantada com azimute de 134°. Ajustar o UCS para essa direção permite desenvolver o projeto da sinalização, marcações, faixas de eixo e cabeceiras de forma muito mais fácil, sem necessidade de cálculos de ângulos.


Sistema com UCS ativado. Perceba que os eixos X e Y foram redefinidos em relação ao WCS, assumindo uma nova orientação conforme o plano de trabalho escolhido. O User Coordinate System (UCS) permite rotacionar ou transladar os eixos de referência, adaptando o sistema de coordenadas ao alinhamento específico de objetos ou superfícies do desenho, sem alterar a base absoluta do World Coordinate System (WCS).
Sistema com UCS ativado. Perceba que os eixos X e Y foram redefinidos em relação ao WCS, assumindo uma nova orientação conforme o plano de trabalho escolhido. O User Coordinate System (UCS) permite rotacionar ou transladar os eixos de referência, adaptando o sistema de coordenadas ao alinhamento específico de objetos ou superfícies do desenho, sem alterar a base absoluta do World Coordinate System (WCS).

Usando UCS no AutoCAD


No estudo a seguir, o desenho deve ser orientado de acordo com o azimute da planta, correspondente ao rumo verdadeiro utilizado como referência na navegação aérea.


Planta simples mostrando a posição de uma pista de pouso e decolagem de um aeródromo.
Planta simples mostrando a posição de uma pista de pouso e decolagem de um aeródromo.

Na linha de comando do AutoCAD, digite:

UCS
<ENTER>
3P
<ENTER>

Especifique a origem do novo sistema.


Especificando a nova origem.
Especificando a nova origem.

Em seguida, define-se a orientação do eixo X. No presente caso, ele é direcionado segundo o alinhamento longitudinal da faixa de pista, representado pela linha vermelha.


Obtendo o novo alinhamento do eixo X.
Obtendo o novo alinhamento do eixo X.

Na sequência, define-se a orientação do eixo Y, determinando se ele ficará acima ou abaixo do novo alinhamento do eixo X. No nosso caso, o eixo Y foi posicionado no alinhamento situado acima do eixo X recém-estabelecido.


Escolhendo onde o eixo Y estará orientado:  para cima ou para baixo do novo eixo X.
Escolhendo onde o eixo Y estará orientado: para cima ou para baixo do novo eixo X.

Após a redefinição, o cursor passará a refletir o novo sistema de coordenadas, exibindo-se orientado conforme os eixos ajustados.


Cursor indicando mudança no Sistema de Coordenadas.
Cursor indicando mudança no Sistema de Coordenadas.

Para começar a usufruir efetivamente dos benefícios do novo sistema, digite:

PLAN 
<ENTER>
<ENTER>

Seu desenho será exibido agora orientado conforme o novo UCS, alinhado ao azimute definido para a pista.


Desenho orientado conforme o novo sistema de coordenadas.
Desenho orientado conforme o novo sistema de coordenadas.

Boas Práticas


Tenha atenção ao definir pontos de referência para a criação do UCS. O uso de entidades como POINTs, POLYLINEs ou 3DPOLYLINEs pode gerar inconsistências se essas entidades possuírem elevação diferente de zero, resultando em um UCS inclinado ou deslocado indevidamente. Isso pode comprometer a análise geométrica dos seus dados, especialmente em projetos de pistas e áreas sensíveis de aeródromos, onde a precisão no alinhamento é fundamental.


Sempre verifique se os pontos de apoio estão no mesmo plano, preferencialmente com Z = 0, antes de configurar o UCS. Uma prática recomendada é utilizar comandos como FLATTEN ou revisar a Propriedade de Elevação dos objetos para garantir que não haja valores discrepantes.


Outra boa prática é nomear e salvar cada UCS criado, de acordo com a sua aplicação (ex.: PISTA_127, TAXIWAY_AZ090). Isso permite alternar rapidamente entre diferentes orientações sem precisar redefinir o sistema a cada vez. Para isso, faça:

UCS
<ENTER>
NA
<ENTER>
S
<ENTER>
[DIGITE O NOME DO UCS]
<ENTER>
UCS renomeado.
UCS renomeado.

Além disso, utilize o UCS aliado ao comando PLAN, garantindo que a visualização da tela esteja coerente com o sistema adotado, evitando distorções visuais e facilitando o traçado de elementos longitudinais e transversais em relação à pista.


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