Usando UCS no AutoCAD
- Adauto Costa

- 29 de set.
- 3 min de leitura
O Sistema de Coordenadas do Usuário (UCS - User Coordinate System) é uma das ferramentas mais importantes para quem trabalha com AutoCAD. Ele permite redefinir o ponto de origem e a orientação dos eixos X, Y e Z dentro do desenho, adaptando o ambiente às necessidades de cada tarefa.
Sistemas de Coordenadas
No AutoCAD, o sistema de coordenadas de referência padrão é o WCS (World Coordinate System), que corresponde a um sistema fixo e absoluto de eixos cartesianos tridimensionais. Nesse sistema, o eixo X e o eixo Y definem o plano horizontal global, enquanto o eixo Z define a direção vertical. Quando o WCS é utilizado em conjunto com um Sistema de Coordenadas Planorretangular, como o UTM (Universal Transversa de Mercator), a orientação dos eixos X e Y mantém correspondência direta com a malha do sistema cartográfico: o eixo X (Este) alinhado ao incremento de coordenadas Leste-Oeste, e o eixo Y (Norte) alinhado ao incremento de coordenadas Norte-Sul. Dessa forma, o WCS assume uma relação rígida com a projeção cartográfica adotada, servindo como base absoluta sobre a qual podem ser definidos e manipulados diferentes UCS (User Coordinate Systems).

Já o UCS (User Coordinate System) é um sistema flexível, criado pelo usuário, que possibilita rotacionar, mover e redefinir os eixos de acordo com o objeto ou plano em que se deseja trabalhar.
O UCS facilita o desenho em situações de projetos de pistas de aeródromos, por exemplo, em que o eixo da pista não está alinhado com os eixos cartesianos padrão do AutoCAD. Imagine, por exemplo, uma pista implantada com azimute de 134°. Ajustar o UCS para essa direção permite desenvolver o projeto da sinalização, marcações, faixas de eixo e cabeceiras de forma muito mais fácil, sem necessidade de cálculos de ângulos.

Usando UCS no AutoCAD
No estudo a seguir, o desenho deve ser orientado de acordo com o azimute da planta, correspondente ao rumo verdadeiro utilizado como referência na navegação aérea.

Na linha de comando do AutoCAD, digite:
UCS
<ENTER>
3P
<ENTER>Especifique a origem do novo sistema.

Em seguida, define-se a orientação do eixo X. No presente caso, ele é direcionado segundo o alinhamento longitudinal da faixa de pista, representado pela linha vermelha.

Na sequência, define-se a orientação do eixo Y, determinando se ele ficará acima ou abaixo do novo alinhamento do eixo X. No nosso caso, o eixo Y foi posicionado no alinhamento situado acima do eixo X recém-estabelecido.

Após a redefinição, o cursor passará a refletir o novo sistema de coordenadas, exibindo-se orientado conforme os eixos ajustados.

Para começar a usufruir efetivamente dos benefícios do novo sistema, digite:
PLAN
<ENTER>
<ENTER>Seu desenho será exibido agora orientado conforme o novo UCS, alinhado ao azimute definido para a pista.

Boas Práticas
Tenha atenção ao definir pontos de referência para a criação do UCS. O uso de entidades como POINTs, POLYLINEs ou 3DPOLYLINEs pode gerar inconsistências se essas entidades possuírem elevação diferente de zero, resultando em um UCS inclinado ou deslocado indevidamente. Isso pode comprometer a análise geométrica dos seus dados, especialmente em projetos de pistas e áreas sensíveis de aeródromos, onde a precisão no alinhamento é fundamental.
Sempre verifique se os pontos de apoio estão no mesmo plano, preferencialmente com Z = 0, antes de configurar o UCS. Uma prática recomendada é utilizar comandos como FLATTEN ou revisar a Propriedade de Elevação dos objetos para garantir que não haja valores discrepantes.
Outra boa prática é nomear e salvar cada UCS criado, de acordo com a sua aplicação (ex.: PISTA_127, TAXIWAY_AZ090). Isso permite alternar rapidamente entre diferentes orientações sem precisar redefinir o sistema a cada vez. Para isso, faça:
UCS
<ENTER>
NA
<ENTER>
S
<ENTER>
[DIGITE O NOME DO UCS]
<ENTER>
Além disso, utilize o UCS aliado ao comando PLAN, garantindo que a visualização da tela esteja coerente com o sistema adotado, evitando distorções visuais e facilitando o traçado de elementos longitudinais e transversais em relação à pista.
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