Boeing 737-400
- Adauto Costa

- há 4 dias
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O Boeing 737-400 é uma aeronave bimotora a jato desenvolvida pela Boeing Commercial Airplanes como parte da segunda geração da família 737, conhecida como série “Classic”. Lançado oficialmente em 1988, o modelo foi projetado para atender à crescente demanda das companhias aéreas por uma aeronave de médio alcance e maior capacidade de passageiros, posicionando-se entre o 737-300 e o 757-200.
Boeing 737-400 da Malaysia Airlines. Foto de: bhtchuo aviation photos on JetPhotos.
Boeing 737-400 da Aeroflot. Foto de: Piotr Rolek - Chicago Aviation Photography aviation photos on JetPhotos.
Nos tópicos a seguir, apresentaremos as principais características técnicas do Boeing 737-400, destacando suas dimensões e aspectos construtivos que consolidaram o modelo como uma das aeronaves mais versáteis e bem-sucedidas da aviação comercial mundial.
Características da Aeronave Boeing 737-400
Os dados a seguir foram principalmente obtidos do Em-8715i_CFM56-3.PDF, Boeing 737-300-400-500 Operations Manual, Boeing 737-300-400-500 General Informations e informações do Website BOEING 737-400 | SKYbrary Aviation Safety. Outras fontes serão fornecidas por links no texto.
MOTORIZAÇÃO
O Boeing 737-400 é equipado com motores com motores CFM56-3C-1, uma versão aprimorada da série CFM56-3, uma série de turbofans de alto bypass reconhecidos pela eficiência e confiabilidade. Cada unidade utiliza um ventilador e compressor frontal coaxiais, acionados por uma turbina de baixa pressão multiestágio, além de um compressor de múltiplos estágios, uma turbina de estágio único e uma câmara de combustão anular.

Os ratings de empuxo ao nível do mar abrangem, tipicamente, até ~20.100 lbf para decolagem no CFM56-3, ~22.100 lbf no -3B e ~23.515 lbf no -3C, com máximo contínuo proporcionais e flat-rating usual para decolagem até cerca de ISA+15 °C e contínuo até ISA+10 °C.
Especifica-se combustíveis aprovados (JET A/A-1/B, JP-4/5 conforme normas ASTM/GE), óleos sintéticos MIL-L-23699, sistema de ignição com duas unidades e dois igniters, além de faixas de pressão e temperatura de óleo/combustível e limites térmicos como EGT de decolagem e contínuo.
DIMENSÕES PRINCIPAIS
Envergadura: 94 pés e 9 polegadas = 28,90 metros
Comprimento total: 119 pés e 7 polegadas = 36,40m
Altura total: 36 pés e 6 polegadas = 11,10m
Largura do Trem de Pouso: 17 pés e 2 polegadas = 5,2 metros
Massa máxima de decolagem (MTOW):
Basic GW: 138500lb (62,82t)
HGW: 150000lb (68,04t)
Massa máxima de aterrisagem (MLW):
Basic GW: 121000lb (54,88t)
HGW: 124000lb (56,24t)

DESEMPENHO E ESPECIFICAÇÕES OPERACIONAIS DO BOEING 737-400
O Boeing 737-400 apresenta duas configurações principais: Basic Gross Weight (GW) e High Gross Weight (HGW): ambas equipadas com motores CFM56-3C-1. Essas versões se diferenciam principalmente pelo peso máximo de decolagem e alcance de voo. A seguir, estão listadas as principais características técnicas e operacionais da aeronave, incluindo capacidade de carga, desempenho de decolagem e pouso, consumo de combustível e parâmetros de operação para as versões Basic e HGW.
Empuxo / Temperatura de classificação: 22000lb / 86°F (Basic) – 23500lb / 86°F (HGW)
Passageiros: 147
Volume de carga: 1373ft³ (38,9m³)
Massa máxima de projeto (Basic - HGW):
decolagem: 138500lb (62,82t) - 150000lb (68,04t)
pouso: 121000lb (54,88t) - 124000lb (56,24t)
sem combustível: 113000lb (51,25t) - 117000lb (53,07t)
Massa operacional aeronave vazia: 76180lb (34,56t) - 76760lb (34,82t)
Capacidade de combustível: 5311 galões (20100 L)
Alcance de projeto: 1907nmi (3531,76km) - 2060nmi (3815,12km)*
Velocidade de cruzeiro (Mach): 0,745
Comprimento de pista para decolagem [MTOW, SL, 30 °C]: 7350ft (2240m) - 8690ft (2649m)
Teto de serviço [ISA +10 °C, MTOW]: 33400ft - 31700ft
Comprimento de pista para pouso [MLW, SL]: 4880ft (1487m) - 5050ft (1539m)
Velocidade de aproximação [MLW]: 137kt - 139kt
Velocidade de Estol VS₀ (Estimativa):
VREF = Velocidade de aproximação: entre 137kt e 139kt
VREF ≈ 1,3 x VS₀ ⇒ VS₀ é aproximadamente 105kt e 107kt
Observação: VS₀ real depende de uma relação complexa de fatores, como o peso bruto, o fator de carga da asa, o uso de dispositivos hipersustentadores (como flaps e slats) e a densidade do ar na altitude em que a aeronave está voando; fabricantes de jatos de transporte normalmente não publicam VS₀ fixa.
Tabela 1. VREFs 737-400** para Empuxo nominal máximo de 23,5 klbf em função de graus de deflexão das superfícies hipersustentadoras da asa.
Declividade máxima da pista de pouso e decolagem: ±2%
Componente máximo de vento de cauda para decolagem e pouso: 10kt
Velocidade em ar turbulento: 280KIAS / Mach 0.73
Latitude máxima operacional de voo: 73°N e 60°S
Altitude máxima operacional: 37000ft (11277.60m)
Altitude máxima para decolagem e pouso: 8400ft (2560.32m)
*O alcance da versão HGW é limitado pelo volume máximo de combustível disponível.
**Retirado de Boeing 737 Classic V Speeds.
VELOCIDADES DE MANOBRA DO BOEING 737-400
O documento 737-300/-400/-500 Operations Manual The Boeing Company, Number: TBCE-12, Date: December 3, 1999 revisou oficialmente as Velocidades de Manobra (Maneuvering Speeds / Block Speeds) para as aeronaves Boeing 737-100/200/300/400/500, consolidando as recomendações emitidas anteriormente pela FAA (FSAT 99-2).
A atualização resultou das análises feitas após a introdução do Rudder Pressure Reducer (RPR) — sistema que limita a deflexão do leme e melhora a estabilidade direcional em voo.As novas velocidades revisadas foram definidas especialmente para os modelos 737-300, 737-400 e 737-500, nas configurações flaps 5 e 10, enquanto os modelos mais antigos (100/200) permaneceram inalterados.
O documento também padronizou o uso de Block Speeds aumentadas em 10 nós até a instalação total do RPR, e estabeleceu que as novas velocidades substituem as anteriores.
Em suma, o TBCE-12 formalizou a revisão das velocidades de manobra recomendadas pela Boeing, assegurando maior segurança lateral e direcional nas operações do Boeing 737-400 e demais variantes clássicas da série.
Tabela 2. Boeing 737-300/400/500 (Com RPR instalado)
(Service Bulletin 737-27A1206)
Tabela 3. Boeing 737-100/200/300/400/500 (Com RPR desativado ou não instalado)
Mais Informações
Diante de tudo o que foi apresentado, fica claro que o Boeing 737-400 é uma aeronave tecnicamente complexa, com parâmetros muito específicos para cada fase do voo e condição de peso, flap e sistema de controle instalado (como o RPR).
Essas informações aqui mostradas dão apenas uma visão geral. Para operação, estudo ou certificação, é indispensável consultar os manuais oficiais da aeronave e o manual de operações da Boeing, pois há inúmeros detalhes adicionais sobre desempenho, limitações, velocidades específicas, envelopes de voo e procedimentos anormais que só estão devidamente descritos nesses documentos técnicos.


































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