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Boeing 737-400

O Boeing 737-400 é uma aeronave bimotora a jato desenvolvida pela Boeing Commercial Airplanes como parte da segunda geração da família 737, conhecida como série “Classic”. Lançado oficialmente em 1988, o modelo foi projetado para atender à crescente demanda das companhias aéreas por uma aeronave de médio alcance e maior capacidade de passageiros, posicionando-se entre o 737-300 e o 757-200.


Boeing 737-400 da Malaysia Airlines. Foto de: bhtchuo aviation photos on JetPhotos.



Nos tópicos a seguir, apresentaremos as principais características técnicas do Boeing 737-400, destacando suas dimensões e aspectos construtivos que consolidaram o modelo como uma das aeronaves mais versáteis e bem-sucedidas da aviação comercial mundial.


Características da Aeronave Boeing 737-400


Os dados a seguir foram principalmente obtidos do Em-8715i_CFM56-3.PDF, Boeing 737-300-400-500 Operations Manual, Boeing 737-300-400-500 General Informations e informações do Website BOEING 737-400 | SKYbrary Aviation Safety. Outras fontes serão fornecidas por links no texto.


MOTORIZAÇÃO


O Boeing 737-400 é equipado com motores com motores CFM56-3C-1, uma versão aprimorada da série CFM56-3, uma série de turbofans de alto bypass reconhecidos pela eficiência e confiabilidade. Cada unidade utiliza um ventilador e compressor frontal coaxiais, acionados por uma turbina de baixa pressão multiestágio, além de um compressor de múltiplos estágios, uma turbina de estágio único e uma câmara de combustão anular.


TURBINE ENGINE CFM56-3C1 ESN 725103. Tempo total do motor: 65.017 horas – Total de ciclos: 41.448. Primeiro limitador: 4.349 ciclos restantes na categoria C. Obtido de CFM56-3C1 ESN 725103 | Turbine Engine Solutions
TURBINE ENGINE CFM56-3C1 ESN 725103. Tempo total do motor: 65.017 horas – Total de ciclos: 41.448. Primeiro limitador: 4.349 ciclos restantes na categoria C. Obtido de CFM56-3C1 ESN 725103 | Turbine Engine Solutions

Os ratings de empuxo ao nível do mar abrangem, tipicamente, até ~20.100 lbf para decolagem no CFM56-3, ~22.100 lbf no -3B e ~23.515 lbf no -3C, com máximo contínuo proporcionais e flat-rating usual para decolagem até cerca de ISA+15 °C e contínuo até ISA+10 °C.


Especifica-se combustíveis aprovados (JET A/A-1/B, JP-4/5 conforme normas ASTM/GE), óleos sintéticos MIL-L-23699, sistema de ignição com duas unidades e dois igniters, além de faixas de pressão e temperatura de óleo/combustível e limites térmicos como EGT de decolagem e contínuo.


DIMENSÕES PRINCIPAIS


  • Envergadura: 94 pés e 9 polegadas = 28,90 metros

  • Comprimento total: 119 pés e 7 polegadas = 36,40m

  • Altura total: 36 pés e 6 polegadas = 11,10m

  • Largura do Trem de Pouso: 17 pés e 2 polegadas = 5,2 metros

  • Massa máxima de decolagem (MTOW):

    • Basic GW: 138500lb (62,82t)

    • HGW: 150000lb (68,04t)

  • Massa máxima de aterrisagem (MLW):

    • Basic GW: 121000lb (54,88t)

    • HGW: 124000lb (56,24t)


Dimensões externas da aeronave Boeing 737-400.
Dimensões externas da aeronave Boeing 737-400.

DESEMPENHO E ESPECIFICAÇÕES OPERACIONAIS DO BOEING 737-400


O Boeing 737-400 apresenta duas configurações principais: Basic Gross Weight (GW) e High Gross Weight (HGW): ambas equipadas com motores CFM56-3C-1. Essas versões se diferenciam principalmente pelo peso máximo de decolagem e alcance de voo. A seguir, estão listadas as principais características técnicas e operacionais da aeronave, incluindo capacidade de carga, desempenho de decolagem e pouso, consumo de combustível e parâmetros de operação para as versões Basic e HGW.


  • Empuxo / Temperatura de classificação: 22000lb / 86°F (Basic) – 23500lb / 86°F (HGW)

  • Passageiros: 147

  • Volume de carga: 1373ft³ (38,9m³)

  • Massa máxima de projeto (Basic - HGW):

    • decolagem: 138500lb (62,82t) - 150000lb (68,04t)

    • pouso: 121000lb (54,88t) - 124000lb (56,24t)

    • sem combustível: 113000lb (51,25t) - 117000lb (53,07t)

  • Massa operacional aeronave vazia: 76180lb (34,56t) - 76760lb (34,82t)

  • Capacidade de combustível: 5311 galões (20100 L)

  • Alcance de projeto: 1907nmi (3531,76km) - 2060nmi (3815,12km)*

  • Velocidade de cruzeiro (Mach): 0,745

  • Comprimento de pista para decolagem [MTOW, SL, 30 °C]: 7350ft (2240m) - 8690ft (2649m)

  • Teto de serviço [ISA +10 °C, MTOW]: 33400ft - 31700ft

  • Comprimento de pista para pouso [MLW, SL]: 4880ft (1487m) - 5050ft (1539m)

  • Velocidade de aproximação [MLW]: 137kt - 139kt

  • Velocidade de Estol VS₀ (Estimativa):

    • VREF = Velocidade de aproximação: entre 137kt e 139kt

    • VREF ≈ 1,3 x VS₀ ⇒ VS₀ é aproximadamente 105kt e 107kt

      • Observação: VS₀ real depende de uma relação complexa de fatores, como o peso bruto, o fator de carga da asa, o uso de dispositivos hipersustentadores (como flaps e slats) e a densidade do ar na altitude em que a aeronave está voando; fabricantes de jatos de transporte normalmente não publicam VS₀ fixa.


Tabela 1. VREFs 737-400** para Empuxo nominal máximo de 23,5 klbf em função de graus de deflexão das superfícies hipersustentadoras da asa.

Massa de Aterrisagem/1000kg

Flap 40

Flap 30

Flap 15

70

155

159

177

65

149

154

171

60

143

147

164

55

137

141

156

50

130

134

149

45

124

127

141

40

116

119

132

35

 109

 111

 123

  • Declividade máxima da pista de pouso e decolagem: ±2%

  • Componente máximo de vento de cauda para decolagem e pouso: 10kt

  • Velocidade em ar turbulento: 280KIAS / Mach 0.73

  • Latitude máxima operacional de voo: 73°N e 60°S

  • Altitude máxima operacional: 37000ft (11277.60m)

  • Altitude máxima para decolagem e pouso: 8400ft (2560.32m)


*O alcance da versão HGW é limitado pelo volume máximo de combustível disponível.


VELOCIDADES DE MANOBRA DO BOEING 737-400


O documento 737-300/-400/-500 Operations Manual The Boeing Company, Number: TBCE-12, Date: December 3, 1999 revisou oficialmente as Velocidades de Manobra (Maneuvering Speeds / Block Speeds) para as aeronaves Boeing 737-100/200/300/400/500, consolidando as recomendações emitidas anteriormente pela FAA (FSAT 99-2).


A atualização resultou das análises feitas após a introdução do Rudder Pressure Reducer (RPR) — sistema que limita a deflexão do leme e melhora a estabilidade direcional em voo.As novas velocidades revisadas foram definidas especialmente para os modelos 737-300, 737-400 e 737-500, nas configurações flaps 5 e 10, enquanto os modelos mais antigos (100/200) permaneceram inalterados.


O documento também padronizou o uso de Block Speeds aumentadas em 10 nós até a instalação total do RPR, e estabeleceu que as novas velocidades substituem as anteriores.

Em suma, o TBCE-12 formalizou a revisão das velocidades de manobra recomendadas pela Boeing, assegurando maior segurança lateral e direcional nas operações do Boeing 737-400 e demais variantes clássicas da série.


Tabela 2. Boeing 737-300/400/500 (Com RPR instalado)

(Service Bulletin 737-27A1206)

Posição dos Flaps

Até 117000lb (53,07t)

Acima de 117000lb (53,07t) até 138500lb (62,82t)

Acima de 138500lb (62,82t)

Flaps UP

210 kt

220 kt

230 kt

Flaps 1

190 kt

200 kt

210 kt

Flaps 5

180 kt

190 kt

200 kt

Flaps 10

170 kt

180 kt

190 kt

Flaps 15

150 kt

160 kt

170 kt

Flaps 25

140 kt

150 kt

160 kt


Tabela 3. Boeing 737-100/200/300/400/500 (Com RPR desativado ou não instalado)

Posição dos Flaps

Até e abaixo de 117000lb (53,07t)

Acima de 117000lb (53,07t) até 138500 lb (62,82t)

Acima de 138500lb (62,82t)

Flaps UP

220 kt

230 kt

240 kt

Flaps 1

200 kt

210 kt

220 kt

Flaps 5

190 kt

200 kt

210 kt

Flaps 10

170 kt

180 kt

190 kt

Flaps 15

150 kt

160 kt

170 kt

Flaps 25

140 kt

150 kt

160 kt

Mais Informações


Diante de tudo o que foi apresentado, fica claro que o Boeing 737-400 é uma aeronave tecnicamente complexa, com parâmetros muito específicos para cada fase do voo e condição de peso, flap e sistema de controle instalado (como o RPR).


Essas informações aqui mostradas dão apenas uma visão geral. Para operação, estudo ou certificação, é indispensável consultar os manuais oficiais da aeronave e o manual de operações da Boeing, pois há inúmeros detalhes adicionais sobre desempenho, limitações, velocidades específicas, envelopes de voo e procedimentos anormais que só estão devidamente descritos nesses documentos técnicos.

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