Índice de Percepção da Corrupção 2021 e 2022: Diminuição da corrupção no Afeganistão?
- Adauto Costa

- 8 de abr. de 2023
- 3 min de leitura
O tema da corrupção e sua relação com diferentes aspectos da sociedade tem sido objeto de estudo e debate em todo o mundo. Um dos principais indicadores utilizados para medir a percepção da corrupção em diferentes países é o Índice de Percepção da Corrupção (com o acrônimo em inglês CPI - Corruption Perceptions Index), que avalia a percepção da corrupção no setor público em uma escala de 0 a 100. É produzido anualmente pela organização não governamental Transparency International (TI) desde 1995 e é considerado uma das principais referências internacionais para avaliar o nível de corrupção em diferentes países.
O CPI é baseado em pesquisas e análises que medem a percepção da corrupção em instituições públicas, como o poder judiciário, os serviços públicos, a polícia e o governo. A pontuação do CPI varia de 0 a 100, sendo que 0 representa um país com alta corrupção e 100 representa um país com baixa corrupção.
Os resultados do CPI são frequentemente utilizados por governos, organizações internacionais, empresas e sociedade civil como uma ferramenta para avaliar o desempenho dos países em relação à transparência e integridade no setor público. No entanto, é importante notar que o CPI é uma medida da percepção da corrupção, o que significa que não fornece uma avaliação precisa da corrupção real em um determinado país, mas sim da percepção das pessoas sobre a corrupção. Dados do CPI para o ano de 2021 e 2022 podem ser vistos no site da Transparency International.
Veja a seguir os mapas com os índices.
Uma coisa chama atenção: o Afeganistão subiu 8 pontos no índice, saindo da posição 174º para a 156º. Lembrando que a retirada das tropas dos Estados Unidos do Afeganistão começou em maio de 2021 e foi concluída em 30 de agosto de 2021, quando a última aeronave militar americana deixou o Aeroporto Internacional Hamid Karzai, em Cabul. Com isso a retomada do Talebã ao controle do Afeganistão ocorreu rapidamente.
O grupo extremista islâmico começou a avançar sobre as principais cidades afegãs a partir de maio de 2021, e em agosto de 2021, tomou o controle da capital Cabul, o que levou o presidente afegão Ashraf Ghani a fugir do país.

A Transparência Internacional (TI) é uma organização não governamental e independente que recebe financiamento de diversas fontes, incluindo doações de indivíduos, fundações, empresas e governos. A organização tem políticas de transparência e prestação de contas rigorosas em relação ao seu financiamento e publica uma lista de seus doadores em seu site. Alguns dos principais doadores da Transparência Internacional incluem a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), a Comissão Europeia, a Fundação Ford, a Fundação Open Society, a Fundação Omidyar, o Departamento de Relações Exteriores e Comércio da Austrália, entre outros.
Porque um grupo extremista retoma o poder e o índice da percepção da corrupção aumenta, ou seja, há uma percepção de menos corrupção no Afeganistão?
Deixe seu comentário.

























Comentários